domingo, 24 de maio de 2009

Acesso irrestrito


As inovações tecnológicas têm ocorrido com tamanha velocidade que já é praticamente impossível manter-se atualizado. Aquilo que foi lançado há um ano não é mais considerado algo novo, tornando-se ultrapassado na medida em que novos aparatos são lançados, cada dia com mais funções e especificações. Celulares não têm mais a função específica de fazer ligações, transformaram-se em verdadeiras máquinas com acesso à Internet, músicas e até mesmo com TV.

Já não é novidade nenhuma que a tecnologia evolui de maneira espantosa e que a Internet provocou uma verdadeira revolução no mundo. É verdade que o acesso à Internet ainda é restrito, mas essa realidade está se transformando à medida que o custo diminui e as formas de acesso se tornam cada dia mais diversificadas e simplificadas, como por exemplo, a mais nova forma de acesso à Internet chamada wi-fi, que já foi exposta e explicada em posts anteriores.

Os novos projetos de criação das chamadas “cidades digitais” visam tornar o acesso à Internet maior e mais homogêneo, permitindo aos cidadãos dos municípios acesso gratuito às informações dos governos, que são disponibilizadas em sites. Com a popularização da Internet e o acesso desenfreado a todo e qualquer tipo de material exposto na rede, discute-se muito sobre os malefícios e benefícios da mesma.

A veracidade das informações expostas também pode ser questionada, levando em conta que qualquer pessoa pode postar em blogs e sites. Portanto, a chave para se conseguir ter um acesso saudável e proveitoso à rede é saber filtrar bem as fontes de informação. Outro fator também discutido é o tipo de conteúdo existente na rede, as chamadas sociedades de rede, em que diferentes pessoas se identificam pelo tipo de assunto pelos quais se interessam, variam muito. Desde materiais erotícos, passando por pedofilia, política, música, religião, chegando a assuntos como suicídio e até mesmo nazismo.

Essas sociedades de rede ajudariam a disseminar as idéias? Seriam uma forma de unificação entre aqueles que se identificam com os assuntos e assim servindo como forma de atuação para os mesmos na sociedade? Teriam o papel decisivo na vida e nos atos de participantes? Até que ponto elas influenciam as mentes e atos dessas pessoas? A influência da Internet na vida de seus usuários é muito discutida, assim como o acesso desenfreado aos conteúdos expostos. Cabe, portanto, a cada usuário o papel de filtrar e discernir entre o que é proveitoso ou não.


Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário