domingo, 17 de maio de 2009

BEM VINDO!


Os tempos mudam a uma velocidade que escapa, muitas vezes, aos nossos sentidos. Não o tempo do relógio. O tempo da vida. O tempo em que se vive. As tecnologias evoluem de tal modo que o que nos parecia novo há um ano já é, atualmente, ultrapassado. Tudo encaminha-se dentro de um processo histórico não tão recente como o caráter efêmero da tecnologia nos faz crer.

Qual capitalista dos tempos de Napoleão ou da rainha Vitória imaginaria que o desenvolvimento nos permitiria, sem nos perdermos em inumeráveis exemplos tecnológicos, viver num mundo como o de hoje? E no entanto, a idéia do progresso e da tecnologia não lhes seria estranho. A sensação da evolução não significa para ninguém do século XXI mais que uma herança, embora nossos sentidos teimem em nos mostrar a nós mesmos como seus pais.

Quem nunca deu uma risada dos brinquedos tecnológicos dos próprios pais que atire a primeira pedra. É a lógica de nossos dias. Nossa percepção é ambientada no mundo da velocidade, da inovação, da transformação. Se isso é bom ou ruim, não nos parece caber o julgamento. Ele é antes de tudo individual.

É nesse ambiente que nasce e se desenvolve (e continua se desenvolvendo) a Internet. Direta e indiretamente ela deve sua existência a toda essa lógica e a todo esse processo. E é nessa lógica e nesse processo que ela ganhará o corpo e as funções que lhe são atribuídas em nossos dias. E chegará até esse blog.

Como um trabalho de universitários, esclarecemos desde já que por razões óbvias não poderemos nos dedicar a análises profundas acerca da internet. O foco desse trabalho é, no âmbito da aprendizagem, uma maior familiarização com aquilo de que trataremos no decorrer de sua existência. Como objetivo pessoal, procuraremos nos dedicar à produção de um material interessante na medida de nossas possibilidades, e bem respaldado em conceitos acadêmicos e científicos. Não haverá, pois, o olhar de cientistas ou grandes intelectuais sobre o fenômeno da Internet. Haverá o olhar de usuários dela que procurarão expressar suas opiniões, sempre que coerentes e bem fundamentadas.

Fica aqui o convite. Navegue por nossas matérias e conheça um pouco mais essa ferramenta tão utilizada por nós. Seja bem-vindo e fique à vontade para interagir conosco.

Andressa, Bárbara, Felipe, Laura de Paula, Luciano, Raíssa, Sarah, Serena, Vanessa e Vinícius.

Um comentário:

  1. Pessoal, gostei muito da proposta mas faço um alerta. Cuidado para nao se restrigirem e, deixar de fora os questinamenos e criticas necessarias em todo processo de estudo e reflexao. Assim como quando estamos vivendo um problema temos mais dificuldade de perceber todas as interfaces do mesmo,voces correm o risco de como usuarios assiduos da rede, deixar de questionar aspectos importantes nesta relaçao. Desejo boa sorte no trabalho, fica apenas o alerta para exercitar um questionamento sobre voces mesmos.

    ResponderExcluir