quinta-feira, 21 de maio de 2009

As cidades digitais


As autoridades públicas, locais e nacionais de todo o mundo têm incentivado a criação das chamadas Cidades Digitais. Segundo o site Guia das Cidades Digitais, tal modernização se conceitua por "municípios que contam com programas que utilizem os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) visando estabelecer um ambiente digital para modernização da gestão pública; empreendedorismo e desenvolvimento econômico; e prestação de serviços aos cidadãos".

Tal projeto visa garantir o acesso a Internet, tanto individual como público, para toda a população dos municípios com a utilização de toda uma infra-estrutura e tecnologia de baixo custo. Com isso os cidadãos poderão ter acesso à serviços como Atendimento de Saúde, Turismo, Polícia, Bombeiros e Recolhimento Volante de Imposto da Prefeitura sem nenhum custo.

Tecnologias como Wi-Fi (internet sem fio), WiMesh (rede composta por várias antenas em que quanto mais usuários estão ativos mais eficiente é a transmissão) e Wi-Max (internet sem fio que tem o alcance de até 50km) proporcionarão uma inclusão digital em larga escala.

A partir dessa aproximação gratuita à Internet a população poderá ter em mãos informações de todo o mundo sendo possível assim sua maior participação no governo via web, já que são disponibilizados nos sites do governo informações e os serviços prestados ou devidos aos cidadãos.O desenvolvimento econômico no ciberespaço será possível, já que com digitalização do comércio são oferecidos aos clientes serviços on line facilitando assim compras de produtos, turismo e negociações de empresas à todos que necessitarem.

Algumas cidades digitais funcionam na Internet e são representações de uma cidade originalmente existente. Um exemplo é a cidade de Amsterdã chamada de Digital Stad, que possui 50 mil habitantes. Para a aproximação da população com o governo associaram-se à iniciativa o governo local de Amsterdã e o Ministério da Economia e do Interior criando uma infovia. Para tanto moradores como habitantes é possível o acesso virtual a vários lugares da cidade e o relacionamento com outras pessoas. Na cidade todos os moradores têm direitos e deveres, devem respeitar as leis, sendo possível a participação política e o desenvolvimento econômico.

Através de ações como o projeto de Cidades Virtuais vamos caminhando para a ciberdemocracia e o desenvolvimento de novas tecnologias da Internet.


Serena

Nenhum comentário:

Postar um comentário