domingo, 17 de maio de 2009

A dinâmica da chamada "Sociedade em Rede"


Sociedade em rede e sociedade da informação são termos que, à primeira vista, parecem extremamente envoltos em floreios intelectuais. Mas até que ponto eles estão realmente restritos aos livros?

Ouso dizer que é bastante pequena a parcela desses termos que fica restrita ao academicismo. Podemos não saber, à primeira vista, conceituar ou exprimir em palavras o que de fato eles significam. Mas, seja pela experiência ou por mera captação dos sentidos, temos a mais profunda noção de seu significado, pelo simples fato de que vivemos numa sociedade em rede e da informação.

Prova disso é um fenômeno (relativamente) recente. E se você, caro leitor, espera por algo muito tecnológico ou avançado, provavelmente se frustará. A prova a que me refiro foi uma catástrofe que, embora tendo ocorrido num local distante (geograficamente falando-se) do mundo ocidental, mobilizou-o de forma a comprovar os termos citados no início desse texto: as tsunamis.
Como o desastre mais rapidamente socorrido da história, não se pode deixar de lado o papel absolutamente relevante da tecnologia nesse acontecimento. Em especial, a Internet, através de blogs, vlogs e Wi-fi, desempenhou papel de inegável importância. De diversas formas, essas ferramentas, aliadas à criatividade de seus criadores e usuários, serviram para conectar, grosseiramente falando-se, o local atingido, onde a maioria dos meios de comunicação tradicionais estavam inutilizáveis, ao restante do mundo, que promoveu, através desses meios, uma intensa mobilização para ajuda das vítimas.

Estamos falando de tempos em que não mais usamos meras tecnologias que nos permitem uma ampla conexão "de todos com todos". Estamos falando agora de um mundo de uma ampla conexão "de todos com todos" móvel. Não estamos mais fixos ao chão. A mobilidade da liberdade de expressão, da liberdade de interação é também física.

Quais as implicações disso? O próprio evento dos maremotos nos mostra. Ao se valer de todo esse aparato para ajuda mútua, do local atingido para o resto do mundo e vice-versa, os usuários dessas tecnologias e dessas possibilidades demonstraram um grande senso de responsabilidade social.

Essa parece ser a mensagem chave do evento. E parece também ser uma das funções mais destacáveis da Internet, não coincidentemente a conclusão do primeiro texto dessa página. O poder que a Internet nos dá é destacadamente o da mobilidade e o da mobilização. Mas acima de tudo, a intenção com que se usará esse poder é que denotará seu papel na rede. Temos tido exemplos de utilizações nefastas e de utilizações maravilhosas da sociedade em rede. A consciência da responsabilidade para com o mundo e para com a sociedade guiou aqueles que tanto ajudaram na catástrofe das tsunamis. E a sua consciência, usuário? Para o que você tem usado seu poder?

Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário