quarta-feira, 20 de maio de 2009

O que é Wi-Fi?



“Wi-Fi” significa “wireless fidelity” e é, basicamente, uma Internet sem fio que permite ao usuário se conectar à mesma sem o uso das parafernálias geralmente necessárias para isso. No lugar dos fios são utilizadas ondas de rádio em freqüências especificas. O sistema é simples e discreto, utilizando-se de uma comunicação parecida com a utilizada em rádios emissor-receptor. É necessário um adaptador sem fio, que traduzirá os dados na forma de sinais de radio e os enviará através de uma antena para notebook, celular, ou qualquer outro dispositivo capaz de captar esses sinais e decodificá-los.
Esse recurso recente reforça a idéia da inf
ormática nômade que começou com a criação de pequenas redes, cuja expansão foi inevitável devido á praticidade, acessibilidade, entre outros fatores positivos da internet sem fio. Primeiramente e principalmente para empresas, mas hoje são comuns em shoppings, cafés, aeroportos, restaurantes, hotéis, livrarias e muitos outros estabelecimentos; nos chamados hotspots ou WLAN (regiões de internet sem fio). Na Europa e Estados Unidos da América tenta-se a instalação de uma rede sem fio por toda uma cidade.
Apesar de parecerem “perfeitas” as redes Wi-Fi também têm seus riscos, por exemplo, ao se conectar a uma rede como essa o aparelho (notebook, celular, palmtop, etc.) e o adaptador trocam dados via rádio que podem ser captados por outros aparelhos que poderão assim ler as mensagens sendo trocadas. Apesar disso esse novo tipo de rede é mais barato (pois trabalha com faixas de freqüências que não necessitam de licenç
a para instalação e/ou operação), mais prático (não necessita de fios ou afins) e oferece, na maioria dos casos, Internet rápida e de qualidade a um maior número de usuários ao mesmo tempo; além de se tornar um bom chamariz para clientes em estabelecimentos comerciais.
Sem dúvida é um grande avanço tecnológico do qual devemos usufruir, mas principalmente saber usufruir. Um exemplo do bom uso desse novo recurso é a utilidade que o mesmo teve no desastre do tsunami, que atingiu o continente afric
ano e o asiático deixando muitas vítimas. Juntamente com celulares e blogs as redes Wi-Fi foram de grande ajuda na circulação de informações sobre o maremoto e possibilitaram, também, a ajuda para as vitimas (diretas e indiretas) da tragédia.
Outra visão interessante sobre as wireless é a comentada no site do Estadão
. A matéria comenta o quanto se tornam pouco úteis os minicomputadores sem a Internet conectada a eles, ressaltando a importância e utilidade das redes sem fio; afinal, o que poderia ser melhor do que conectar-se ao mundo de qualquer parte dele (literalmente)?


Vanessa

Um comentário:

  1. Realmente é inquestionavel a praticidade e o conforto que as novas tecnologias nos oferecem. Interessante também obervar como nos acostumamos rapidamente e nao aceitamos mais nao te-las disponiveis.Outro dia assisti a uma reportagem que abordava as reclamacoes de usuarios de aeroportos e shoppings, indigandos com estes estabelecimentos que ainda no dispunham da “wireless fidelity”.

    ResponderExcluir