domingo, 28 de junho de 2009

A ameaça dos blogs à Língua Portuguesa


A popularização dos blogs evidenciou não somente uma forma de comunicação pessoal e socialmente partilhada, mas também a irreverência lingüística dos blogueiros na caracterização de suas postagens. O “internetês” tem dividido opiniões a respeito de sua credibilidade: Esta novidade é um atentado à Língua Portuguesa?

O escritor português José Saramago, que está prestes a publicar um livro com os artigos que escreveu em seu blog, diz acreditar que com o crescimento desse tipo de espaço na internet "está se escrevendo mais, embora pior". "A prática do blog levou muitas pessoas que antes pouco ou nada escreviam a escrever. Pena que muitas delas pensem que não vale a pena se preocupar com a qualidade do que se escreve", disse Saramago em entrevista publicada pelo jornal argentino "Clarín".


Saramago reuniu os artigos publicados durante os seis primeiros meses de sua atividade como blogueiro em "Caderno de Saramago", um livro vetado na Itália por Silvio Berlusconi e que reflete o espírito crítico de seu autor. "Pessoalmente cuido tanto do texto de um blog como de uma página de romance", disse o Nobel português, de 86 anos e que apresentará o livro em um encontro com blogueiros aberto a internautas de todo o mundo, no próximo dia 25, em Lisboa.

O autor de "O Evangelho segundo Jesus Cristo" também sustentou que não teve de lidar com a situação de criar textos que tivesse medo de publicar, e avaliou que "se o blog é um espaço para a reflexão, não deve surpreender que ilumine aquele que o escreve".

A proliferação dos blogs na internet deve ser vista como uma necessidade do cidadão de comunicar de forma simples e ativa. Contudo, deve-se estar atento aos recursos utilizados na composição dos textos já que, como qualquer outro veículo comunicativo, os blogs informam e consequentemente formam opiniões.



Por Vinícius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário