quarta-feira, 3 de junho de 2009

As redes sociais e a rotina dos militares norte-americanos


Facebook, Twitter, Orkut... Quem nunca ouviu falar em algum destes sites de redes sociais? O amplo fluxo de idéias privadas ou públicas propiciado por estes, permite o compartilhamento de interesses comuns e consequentemente a relação mútua entre identidades afins. Os perfis dos usuários engajam-se em sua maioria por pessoas comuns que dividem opiniões e fotos pessoais entre si e seu grupo de amigos.


A partir da popularidade das redes sociais, alguns grupos e/ou países as aproveitam para a divulgação de seus interesses políticos, econômicos e sociais. Os Estados Unidos é o exemplo mais recente, visto que desde ontem (2) seus militares divulgam em sites de relacionamento a rotina das missões na Guerra do Afeganistão.

Todas as notícias referentes às suas realizações e acontecimentos no conflito podem ser acompanhados pelos internautas no Facebook, Twitter e também no site de vídeos YouTube. Esta iniciativa das Forças Armadas norte-americanas objetiva “levar a um público, cuja audiência é atípica, notícias, vídeos, imagens e outras informações diretas da operação Liberdade Duradoura", de acordo com comunicado.

De acordo com emissora de TV CNN, já na manhã de ontem, a página do Facebook contava com 5 mil seguidores. Nesta, os usuários manifestam suas opiniões a respeito da Guerra no país do Oriente Médio, as quais vão desde mensagens de reconhecimento a recomendações de segurança para os soldados. No perfil do microblog Twitter, o Exército dos EUA relata aos seus 7500 seguidores o desempenho bélico do país em textos de 140 caracteres.

As redes sociais não se restringem apenas às relações pessoais de seus usuários. Este exemplo norte-americano enfatiza a sua influência e consequente importância nos aspectos políticos de uma nação. Tal interatividade permite a participação ativa da população nos diferentes âmbitos de sua nacionalidade e um exercício significativo de democracia.
Por Vinícius

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