sábado, 27 de junho de 2009

A era dos portáteis



O mundo nunca produziu tanta tecnologia. Provas disto são a Internet e a variedade de computadores disponíveis no mercado. Os PCs acompanham a moda dos portáteis e das tecnologias móveis. Laptops, notebooks, netbooks e UPMCs (Ultra Mobile Personal Computers): quais são as diferenças entre eles? A base física dos três primeiros é a mesma: uma tela e um teclado conectados por dobradiças. Já o Pc ultraportátil (UPMC) consiste numa tela sensível ao toque com uma caneta stylus, sendo que os botões principais ficam na lateral do aparelho. Os modelos tendem a diminuir seu tamanho e aumentar o poder de processamento. É isso o que verificamos a cada dia.

Vou me ater às características dos netbooks que, como o próprio nome indica, tem tudo a ver com a Internet: nosso objeto de estudo. Há cerca de dois anos, a fabricante taiwanesa Asus criou o EeePC. De início, o primeiro netbook despertou curiosidade com seu formato de pequeno caderno e tela e teclado apertados. As vendas contradisseram os argumentos de que o modelo não agradaria. Seis meses depois do lançamento, mais de um milhão de unidades haviam sido vendidas. As tentativas de fabricar computadores menores e sofisticados vinham de muito tempo, porém fracassaram pelo fato de colocar funcionalidades avançadas em um sistema que não as comportavam. Os netbooks resultaram da criação de um modelo menos sofisticado e destinado a usuários que quisessem apenas acessar seu e-mail ou conversar pelo MSN. Assim, o grande trunfo dos netbooks é a conexão com a Internet.

Muitas são as vantagens. Por serem menores, as telas demandam menos energia, portanto, as baterias consomem menos e duram mais tempo ligadas. Além disso, os netbooks são mais baratos e acessíveis a população: é possível encontrar um por até R$ 800,00. Pequenos e leves, pesam aproximadamente um quilo. Benefício para as mulheres que podem carregá-lo na bolsa.

O preço baixo tem suas conseqüências. Diferente dos notebooks que permitem multi-tarefas, os netbooks foram feitos para se fazer uma tarefa por vez. O pouco espaço de armazenamento permite realizar simples edições de texto ou planilhas. Geralmente, eles não possuem portas auxiliares nem permitem gravar CDs ou DVDs, fato que impossibilita a formatação do equipamento. O teclado pequeno dificulta a digitação e as telas que medem entre 7 e 10 polegadas reduzem a capacidade de resolução.

Um aspecto que merece atenção dos consumidores é a vulnerabilidade a ataques de hackers e vírus, já que normalmente os netbooks não dispõem de recursos padrão como firewalls e softwares antivírus.

A era dos portáteis é, sem dúvida, fruto das inovações tecnológicas e os netbooks são um bom exemplo disto. O sucesso se explica pelo preço reduzido, pela portabilidade e por atender às necessidades dos brasileiros: fatores preponderantes para a inclusão digital. Precisa de mais motivos para comprar o seu?

Por Laura de Paula

FONTES PESQUISADAS:
- www.g1.globo.com/jornaldaglobo
- www.info.abril.com.br
- www.tecnologia.terra.com.br
- www.informatica.hsw.uol.com.br
- www.guiadohardware.net
- blog.bytequeeugosto.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário