domingo, 21 de junho de 2009

Compra e Venda pela internet


Nesse Blog já foram discutidas as diversas finalidades para as quais a internet é utilizada, assim como as repercussões dessa utilização na sociedade e até mesmo o papel de escolha e filtragem daquilo a que se tem acesso, exercido pelos próprios usuários.

Já não é novidade que uma das principais funções da internet no mundo moderno é facilitar a vida dos usuários, seja pelo acesso que se tem a diferentes fontes de informação- conseqüentemente com diferentes pontos de vista-, seja para facilitar a comunicação entre pessoas que se encontram à longa distância. Mas sem sombra de dúvidas uma das maiores funções que a internet exerce é o da facilidade de compra e venda de produtos.

Uma das vantagens de se fazer compras pela internet é a de facilidade de comparação de preços entre os diferentes sites de compra, mas obviamente deve-se ter o cuidado de escolher a dedo o site, assim como também o de utilizar softwares que protejam o computador e emitam alertas instantâneos em caso de vírus.

Uma novidade nas compras pela internet é o lançamento da Saraiva Digital pela livraria Saraiva, que permite o aluguel de filmes por meio de downloads, após o download o filme fica disponível por 30 dias para o usuário, permitindo a execução ilimitada, porém, “por usar a tecnologia de restrição de cópias de conteúdo (DRM, da sigla em inglês) Play For Sure, da Microsoft, o Saraiva Digital funciona apenas nas versões 98, 2000, 2003, XP e Vista do sistema Windows. Pelo mesmo motivo, os filmes comprados no serviço não podem ser tocados em iPods ou iPhones, da Apple.”, diz o site IDGNOW da UOL. Os valores variam entre 12,90 reais e 39,90 reais por título.

Segundo o site InfoPlantão da Abril, a taxa de crescimento do comércio eletrônico no ano de 2009 será um pouco menor, “A Forrester Research prevê que as vendas online movimentarão 156 bilhões de dólares neste ano, valor 11% maior do que os 141 bilhões de dólares de 2008, que representaram crescimento de 13% em relação ao ano anterior.”. Isso talvez ocorra devido à desconfiança do consumidor na economia, causada pela recessão, mas ainda assim o comércio continuará existindo devido à praticidade encontrada pelo consumidor.

*Bárbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário