terça-feira, 2 de junho de 2009

A nova paixão dos brasileiros


Há vinte anos, o inglês Tim Berners-Lee criou uma das ferramentas mais empregadas na atualidade. A Internet nasceu na Suíça, mais especificamente no centro europeu de pesquisas nucleares onde ele trabalhava. Perguntado sobre o porquê de seu invento, Tim respondeu que estava frustrado por precisar buscar elementos para suas pesquisas em computadores espalhados; então imaginou uma forma de unificar estes dados. Daí, surgiu seu projeto inovador: a World Wide Web ou popularmente conhecida como www. Sua esperança era unir pessoas de todas as partes do mundo para trabalhar na solução de problemas globais. Seu desejo realizou-se. Mas ele nem pensava nas dimensões que sua criação alcançaria.

É fato: a Internet caiu no gosto dos brasileiros. Inicialmente, usada para trocar e-mails ou acessar sites, pode-se dizer que, hoje, ela é a extensão da identidade pessoal. Ou seja, na rede, os usuários criam perfis que simbolizam suas características e gostos, produzem blogs para compartilhar sua vida e histórias, além de expressar opiniões. As estatísticas comprovam isso. O Brasil ocupa a segunda posição mundial nas redes de relacionamento, é o campeão nas mensagens instantâneas do MSN e possui 30 milhões de contas no Orkut.

Embora a maioria da população não possua dinheiro para adquirir um computador, o www atrai todo o país para a frente de sua tela. Isto explica o sucesso das lan-houses, utilizadas principalmente por pessoas de baixa renda. Há quem diga que não consegue viver sem a Internet, seja por precisar dela para trabalhar ou mesmo por vício. Os jovens são os que tem mais intimidade com a rede, alguns chegam a ficar on-line o tempo todo. A onda está chegando até nas tribos indígenas. Os índios veem na Internet a possibilidade de se comunicarem com outros povos e conhecer outras culturas.

Diante de tantos últimos lugares em diversas pesquisas, o título de campeão é conferido ao Brasil neste quesito: ficamos conectados quase 22 horas por mês. Cabe a nós aplaudir a mente brilhante de Tim Berners-Lee, o responsável por estarmos aqui e ao mesmo tempo envoltos pela nova teia do mundo.

Por Laura de Paula

Fonte: http://g1.globo.com/jornaldaglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário